sábado, 30 de março de 2019

Comentários para Adolescentes: Lição 01 – Se a Vida é Dura… Trabalhe!

LIÇÃO 1
1º TRIMESTRE 2019

SE A VIDA É DURA... TRABALHE!

SÁBADO A TARDE – 30 DE MARÇO 2019 – JOSÉ MUITO PRAZER!
Comentário por:   Rogério Marques dos Reis
Queridos amigos da web e da classe dos adolescentes. Estamos iniciando mais um trimestre e pela graça de Deus o estudo desta nova lição será uma benção pra todos nós.
No decorrer das lições estamos fazendo uma viagem no tempo, já aprendemos com Abraão, Isaque e Jacó e agora chegou a vez do Patriarca José.
José é um dos meus personagens favoritos na Bíblia. Sua história é tão rica de experiências e aventuras que fascina vermos a mão Deus em todos os momentos de sua vida, até mesmo naqueles em que José parecia esquecido e abandonado.
Portanto nesta semana vamos aprender com a fidelidade e os problemas da vida deste homem de Deus. Será que valeu a pena ser fiel?
Quantas lições podemos extrair para nossa vida através da vida dele.
Portanto, esperamos você a cada dia para juntos crescermos nesta caminhada rumo ao céu.
Pense: Abandonado! Quantas vezes você já se sentiu da mesma forma? Qual foi a sua reação?
Decisão: Faça um pacto com Deus hoje, de não lagar a mão do Todo Poderoso, em nenhum momento de sua vida.

DOMINGO, 31 DE MARÇO 2019 – ESCOLA DE DEUS…
Ontem, ao citarmos a linha do tempo que estamos estudando, parece que a cada geração as coisas ficaram mais difíceis para os patriarcas. Vejam:
Abraão, saiu de uma terra familiar em busca de uma terra prometida.
Isaque,não precisou sair, mas o servo de seu pai saiu em busca de uma esposa para ele.
Jacó, saiu fugido de sua casa e na terra de sua parentela sofreu bastante.
José, não saiu, mas ¨saíram¨com ele para se tornar um escravo no Egito.
Ao estudarmos a vida deste grande Patriarca, vemos que os defeitos de seu pai, ao mimá-lo em demasia fez com que os demais irmãos o odiassem.
Leiam com atenção um pedaço do texto indicado para a semana:
“Seu pai, forte e terno como havia sido seu amor, fizera-lhe mal com sua parcialidade e indulgência. Esta preferência imprudente havia encolerizado seus irmãos, e os incitara à ação cruel que o separara de seu lar. Os efeitos dessa preferência eram também manifestos em seu caráter. Defeitos haviam sido acariciados, que agora deveriam ser corrigidos. Ele se estava tornando cheio de si e exigente. Acostumado à ternura dos cuidados de seu pai, viu que não se achava preparado para competir com as dificuldades que diante dele estavam, na vida amarga e desconsiderada de estrangeiro e escravo. Patriarcas e Profetas,cap.20.
Existe bençãos a serem aprendidas mesmo na aflição. Precisamos buscar a Deus e aprender a confiar mesmo não enxergando como Deus vê. O sofrimento deve gerar em nós um crescimento no relacionamento com Deus. Devemos exercitar a fé nos momentos escuros ou a dúvida nos dominará e nos vencerá.
Pense: Será que as bênçãos que Deus nos concede, tem nos feito mais fieis e tementes a Deus?
Decisão: No seu momento de comunhão, entregue seus problemas a Ele, e peça para ouvir e entender o propósito divino para aquela situação.O que você pode relatar abaixo, como alguma experiência vivida de fé e vitória ?

SEGUNDA-FEIRA, 01 DE ABRIL 2019 – DEUS TINHA OUTROS PLANOS PARA MIM (PARTE I)
“Os israelitas falharam no cumprimento do desígnio de Deus, deixando assim de receber as bênçãos que lhes teriam pertencido. Mas em José e Daniel, em Moisés e Eliseu, e em muitos outros, temos nobres exemplos dos resultados do verdadeiro plano de vida. Idêntica fidelidade hoje produzirá os mesmos frutos.” Ciência do Bom Viver, p.285.
Já aconteceu com você de ouvir um belo sermão com uma linda experiência e se perguntar o porque de não acontecer com você também?
Já se sentiu frustrado em algum momento achando que as bênçãos do Senhor só recaem sobre os outros? Isto já aconteceu comigo, porém, decidi orar ao Senhor lhe pedindo que me permitisse viver uma experiência real com ele, e para minha surpresa Deus respondeu, não uma só vez mais diversas vezes.
Acontece que a resposta de Deus nem sempre é a que nós queremos, porém sempre é a melhor.
Quando eu estava cursando o terceiro ano de teologia, nas férias de janeiro, eu havia ido colportar na cidade de Araçatuba em São Paulo. Naquela campanha eu havia vendido quarenta mil reais e a equipe de estudantes mais quarenta mil, somando um total de oitenta mil reais, como líder da equipe eu esta maravilhado, especialmente porque iria sair com um bom dinheiro para pagar os estudos, eu pensava que finalmente com aquelas bençãos em dinheiro Deus havia respondido minha oração de ter uma experiência real com Ele. Mas Deus tinha outros planos para mim.
De repente tudo começou a dar errado, cheques de clientes começaram a voltar, colportores saíram devendo e para piorar eu fui roubado, no final de tudo eu que deveria sair com uns oito mil de lucro, sai devendo cinco mil.
E agora o que fazer para pagar os estudos, como contar para minha esposa que depois de dois meses longe de casa nas férias trabalhando eu não tinha dinheiro algum. Voltei para casa chorando amargamente por 400 km. Mas Deus tinha outros planos para mim. A segunda parte desta história você vera amanhã.
Pense: Muitos de nós pedimos que Deus transforme nossa vida e nos conceda uma grande experiência com Ele e quando Ele responde dá maneira dEle, achamos que o Senhor nos abandonou.
Decisão: Você confia plenamente no Senhor para pedir que Ele faça da sua vida o que Ele achar melhor?

TERÇA-FEIRA, 02 DE ABRIL 2019 – DEUS TINHA OUTROS PLANOS PARA MIM (PARTE II)
“Estudai a história de José … O Senhor não impediu as maquinações dos homens que procuravam fazer-lhes mal; mas conduziu todos os planos para o bem de Seus servos, que no meio de provas e lutas mantiveram sua fé e lealdade.” Ciência do Bom Viver, p.487
Bom dia amigos. Ás vezes pedimos experiência com Deus e não aceitamos a resposta que Ele nos dá. Eu achava que o milagre de ter vendido tantos livros de saúde na colportagem era o a grande experiência na minha vida, mas, Deus tinha outros planos.
Disse ontem a vocês que por diversos motivos inclusive roubos, eu saí devendo muito dinheiro. Agora estava em casa chorando com minha esposa, desesperado e muito bravo com Deus. Se a situação não mudasse eu teria que trancar minha matricula, mas, não sabia se teria coragem de voltar a estudar.
Passei uma noite toda chorando e questionando a Deus, perguntando: Por que Senhor, por que tudo isso?
Na manha seguinte minha esposa pediu que eu fosse até a faculdade trancar a matricula, e eu fui. Quando cheguei na sala do tesoureiro da faculdade, ele disse: Qual é o seu nome? Ao lhe responder ele retrucou: Ahhh, você é o Vanderson? Eu logo fiquei imaginando que o gerente do departamento onde eu havia trabalhado tinha ligado para ele para falar da dívida que eu tinha.
Mas Deus tinha outros planos para mim, lembra? O tesoureiro pegou o telefone, falou com alguém por uns cinco minutos, depois desligou e disse: “Rapaz você não deve nada, você pode estudar”.
Naquele instante eu disse que ele estava brincando comigo, o que eu mais tinha era dívida. Então ele me respondeu: Sabe, alguém ligou aqui e pediu para que eu o informasse sobre sua situação financeira assim que você chegasse, essa pessoa pagou seu semestre todo na faculdade e o que você devia anteriormente.
Saí daquela sala, louvando a Deus e ouvindo-o sussurrar no meu ouvido, dizendo:
“Você não entendeu que Eu Sou o Deus da sua vida? Que basta confiar em mim, nunca duvide de como eu posso mudar o jogo, do meu jeito e posso fazer qualquer milagre”.
Pense: Deus tem muitas vezes o estranho habito de fazer gols aos 45 minutos do segundo tempo.
Decisão: Você está passando por uma situação difícil? Será que Deus não está querendo fazer uma grande obra na sua vida através desta dificuldade?

QUARTA-FEIRA, 03 DE ABRIL 2019 – VOCÊ NÃO PRECISA VIVER DA EXPERIÊNCIA DOS OUTROS
“As mesmas grandiosas verdades que foram reveladas por estes homens, Deus deseja revelar por meio dos jovens e crianças de hoje. A história de José e Daniel é uma ilustração daquilo que Ele fará pelos que se entregam a Ele, e que de todo o coração procuram cumprir o Seu propósito”.
Agora que já ouvimos da grandiosidade de Deus na vida de José, na minha vida e na de muitos outros, chegou a hora de falarmos da sua vida.
Há quanto tempo você ora ou espera por um milagre de Deus, há quanto tempo você espera por uma grande experiência com o Senhor?
Sabe, você não precisa viver da experiência dos outros, você pode ter a sua com Deus, veja o texto acima da Sra, White novamente, ela diz que o que aconteceu com José e outros grandes homens na história deste mundo é apenas um exemplo do que Deus pode fazer hoje na via daqueles que se entregam a Ele de todo o coração.
José certamente conhecia as histórias de Deus agindo na vida de Abraão, Isaque e de Jacó, mas, agora era o seu momento, era a sua luta e no meio de tanta adversidade ele tinha que ter a sua própria experiência com o Senhor, mas, tudo começava com sua fidelidade em servir a Deus a despeito das dificuldades.
“José considerou o ser vendido para o Egito como a maior calamidade que lhe poderia haver sobrevindo; viu, porém, a necessidade de confiar em Deus como nunca o fizera quando protegido pelo amor de seu pai. José levou Deus consigo para o Egito, e isto se tornou patente pela sua atitude animosa em meio da aflição.” Ellen White, “E recebereis Poder”, p.258”
Pense: “O propósito de Deus é que aqueles que amam e honram o Seu nome também sejam honrados, e que a glória dada a Deus por seu intermédio seja refletida sobre eles mesmos.” Ellen White, “E recebereis Poder”, p. 258”.
Decisão: Relate hoje nos comentário como Deus tem agido em sua vida, se você puder relate algum milagre que Ele fez por você, isto pode ajudar á outros que estão passando por problemas semelhante.

QUINTA-FEIRA, 04 DE ABRIL 2019 – AINDA QUE CAIAM OS CÉUS
“Então seus pensamentos volveram para o Deus de seu pai… José acreditava que o Deus de seus pais seria o seu Deus. Ali mesmo se entregou então completamente ao Senhor, e orou para que o Guarda de Israel estivesse com ele na terra do exílio”. Patriarcas e Profetas, 213-214
Todos nós gostamos de ouvir histórias com final feliz, não é mesmo? A história de José tem um final feliz, mas, e se Deus não o tivesse colocado como governador do Egito? E se José por não querer dormir com a esposa de Potifar tivesse morrido na prisão?
Muitos querem estar no lugar de José por saberem o fim da história, mas, José não sabia como tudo iria terminar. Uma coisa, porém, ele sabia, na prisão ou no palácio, não importava o lugar, como governador ou como escravo, seu dever era ser fiel para com Deus.
Hoje, porém, o que vemos? Muitos jovens abandonando a Deus, por pressão de amigos ou amigas, quebrando o voto da virgindade pela pressão do namorado ou namorada. Ingerindo bebidas alcoólicas pela pressão do grupo, deixando a igreja por trabalhos no dia de sábado.
José não decidiu servir a Deus se Ele mudasse sua sorte, não, não foi assim, o texto acima de Patriarca e Profetas, relata o pensamento de José quando ele ainda esta indo amarrado para o Egito.
Ele não sabia ao certo o que aconteceria, o texto diz: “Ali mesmo se entregou então completamente ao Senhor, e orou para que o Guarda de Israel estivesse com ele na terra do exílio”.
Este era José, não importava o que acontecesse, ainda que os céus desabassem ele permaneceria fiél, ao seu Deus.
Pense: A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como
Decisão: Você está disposto a servir ao Senhor ainda que caiam os Céus? Ainda que os amigos ou o namorado te abandone?

SEXTA-FEIRA, 05 DE ABRIL 2019 – NA PROSPERIDADE E NA ADVERSIDADE
Ninguém pode ficar em uma altura preeminente sem correr perigo. Assim como a tempestade deixa intacta a flor do vale e desarraiga a árvore no topo das montanhas, as terríveis tentações que deixam ilesos os humildes da vida, assaltam os que se acham nos altos postos de êxito e honras. José, porém, suportou a prova da adversidade, e da prosperidade, de modo semelhante. A mesma fidelidade que manifestou nos palácios de Faraó, manifestou na cela do prisioneiro.
Vimos durante esta semana que a vida de José não foi nada fácil, mas, que Deus tinha grandes planos para ele. Porem, pense comigo, você acha que as lutas de José terminaram, quando ele se tornou governador do Egito?
Certamente não, aliás, eu creio que lutas maiores vieram, sabe por quê? Quanto mais alto estivermos maiores serão as quedas e satanás sabe disso.
Talvez hoje eu esteja escrevendo para você que passou por grandes dificuldades na vida e quando a tempestade passou abandonou os caminhos do Senhor.
Talvez eu esteja escrevendo para você que pediu por muito tempo uma grande benção e quando o milagre chegou você também abandonou a Deus.
Muitas pessoas pedem a vida inteira por um namorado ou marido e quando conseguem adivinha? Deixam o relacionamento os afastarem de Deus. Outros pedem por emprego e quando encontram o amor ao ganho, ao dinheiro os faz transgredir o sábado. Tantos são os presentes que nos separam de Deus não é? Como videogame, tv, notebooks, etc.
José é um exemplo de fidelidade ao Senhor tanto no palácio como na prisão. E você como tem agido quando alcança a benção? Se esquece de Deus ou continua firme em seus caminhos?
Pense: Muitas pessoas não crescem mais na vida, porque quando recebem uma primeira benção se esquecem de Deus e se Ele derramasse maiores bênçãos mais ainda esta pessoa se afastaria do Céu.
Decisão: Faça uma lista das coisas que tem te afastado de Deus e pense em como não permitir que isso aconteça mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário