segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

FILME - SEMENTE PODRES





Sinopse

Waël vive nos arredores de Paris dando pequenos golpes com Monique, uma mulher aposentada.
Sua vida se transforma no dia em que um amigo, Victor, oferece a ele, por insistência de Monique, um pequeno trabalho voluntário no centro de crianças excluídas do sistema escolar.
Wael se encontra gradualmente responsável por um grupo de seis adolescentes expulsos por insolência ou porte de armas.
Deste encontro explosivo entre "ervas daninhas" nascerá um verdadeiro milagre.
Data de lançamento21 de novembro de 2018 (França)
IdiomaLíngua francesa

Por exemplo, as circunstâncias que levam o trambiqueiro Wael (Kheiron, que também produz, dirige e assina o roteiro do filme) a se tornar o tal professor são, no mínimo, curiosas. Wael e sua amiga, na falta de termo melhor, Monique (pela lendária Catherine Deneuve), vivem de dar alguns golpes meia boca em Paris quando, por consequências talvez um tiquinho forçadas de um golpe mal-fadado, se veem obrigados a trabalhar para o gente boa Victor (André Dussollier), que comanda uma espécie de organização beneficente que tenta recuperar crianças reprovadas. Então, ao invés dos moleques metido com o tráfico de drogas e assassinatos dos EUA, temos aqui crianças que simplesmente não passaram de ano e estão meio que sendo punidas por isto ficando durante as férias na escola. Wael, o arquétipo perfeito do malandro adorável, mais uma vez por força de circunstâncias um pouco forçadas, é colocado como o sujeito a olhar os adolescentes neste tempo.
Ainda que os clichês de sempre estejam presentes, o roteiro e a direção de Kheiron conseguem levar a obra por caminhos diferentes, a começar pela estrutura narrativa que, desde o início, traça paralelos entre a infância de Wael enquanto uma criança perdida em algum país destes que sempre estão em guerra e que produzem órfãos aos montes e o momento atual, em que ele claramente se vê nessas crianças, ao mesmo tempo que serve como uma espécie de tapa na nossa carinha fofa e bem alimentada de quem está assistindo a este filme em seu televisor 4K de 60 polegadas e comendo pipoca doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário